A sigla ESG é usado cada vez com mais frequencia. Mas o que mais chamou a atenção e por que há tanta discussão sobre o assunto? Neste post, abordarei os conceitos básicos de ESG e, em seguida, entrarei em detalhes sobre por que a sigla ESG está sendo tão falada.
Então, primeiro, o que é ESG e para que é usado?
O ESG é um conjunto de padrões que mede o impacto Ambiental, Social e de Governança de um negócio – e quão transparente e responsável ele é. A ferramenta de medição é usada por pessoas em toda a empresa e considerada pelos analistas ao avaliar investimentos em perspectiva.
Ambiental
Refere-se à pegada e ações ambientais da empresa (isso inclui ações contra as mudanças climáticas, emissões nocivas e gases de efeito estufa, uso de água limpa).
Sociais
Referente à forma como a empresa gerencia seus relacionamentos com funcionários, fornecedores, clientes, comunidades, o que inclui normas trabalhistas, saúde e segurança, relacionamentos e muito mais.
Governança
No que se refere à qualidade da gestão da empresa, à remuneração dos dirigentes, às auditorias e controlo interno, à transparência da gestão, etc.
Qual é a história do ESG?
A sigla ESG começou a ser usada em 2004, quando Kofi Annan, o então secretário da ONU, pediu às instituições financeiras do mundo que incorporassem preocupações ambientais, sociais e de governança nos mercados de capitais.
Antes disso, o termo chave era SRI (Investimento Socialmente Responsável na tradução livre), que se concentrava mais em ‘triagem negativa’ para excluir indústrias problemáticas como tabaco, armas de fogo ou jogos de azar das carteiras de investimento.
A análise ESG mais recente foi considerada de alcance mais amplo. Ou seja, em vez de apenas erradicar ‘estoques pecaminosos’ de um portfólio, examinaria mais profundamente o universo restante, avaliando fatores como políticas de saúde e segurança, gestão de água, cadeias de suprimentos e cultura corporativa.
Qual é a diferença entre RSE e ESG?
Versão curta: CSR é uma estrutura interna de ‘fazer o bem’ para uma empresa e ESG é uma medida externa.
Responsabilidade Social Corporativa ou RSE é a terminologia de negócios usada para definir como uma empresa será socialmente responsável. Isso normalmente abrange todos os elementos ESG. A ESG é ou deveria ser os resultados mensuráveis que se manifestam a partir de um programa de RSC.
O boom dos investimentos em ESG
Nos últimos anos, os mercados têm visto um grande aumento na demanda por investimentos em ESG, pois indivíduos e organizações estão percebendo cada vez mais o impacto que seus investimentos têm além da economia.
Além de apenas se sentir bem consigo mesmo, é amplamente aceito que levar as métricas ESG para uma estratégia de investimento é fundamental para cobrir riscos de longo prazo. A interrupção do mercado e a incerteza causada pela pandemia em 2020 levaram muitos investidores a recorrer aos fundos ESG para aumentar a resiliência.
Como a FTL Scrap desempenha um papel na análise ESG?
Versão curta: A FTL Scrap representa o E em ESG – o componente Environment ou Ambiental.
A certificação Tesouro Verde fornecido pela FTL Scrap está em conformidade com as expectativas desse mercado, que é amplamente reconhecido e forma a base, em parte, de quase todas as estruturas ESG.
Ajudamos as empresas a medir seu impacto ambiental, que pode ser usado para alimentar relatórios ESG.